6 tendências para usar as redes sociais na política em 2020

Não é novidade que as redes sociais têm grande influência nas nossas vidas. No mundo político não seria diferente. Neste conteúdo, você vai entender a dinâmica da internet para políticos e suas tendências para este ano.
Querendo ou não, é impossível ignorar que as plataformas sociais permitem uma interação rápida e eficiente entre candidatos e seus potenciais eleitores. Além de ser um ótimo canal para receber feedbacks, analisar os adversários, fortalecer sua imagem e aumentar sua presença digital.
Por isso, selecionei 6 tendências de comunicação para quem quer concorrer às Eleições deste ano. Mas, antes disso, NÃO IGNORE as dicas abaixo:
📍Use os dados das redes sociais a seu favor – existem ferramentas capazes de te mostrar os melhores horários e dias para postar, que tipos de abordagens geram mais engajamento etc.
📍Sempre interaja com seus seguidores – A base de toda rede social é a interação. Então, não deixe seu possível eleitor falando sozinho. Responda, compartilhe as interações que forem convenientes para você e sempre agradeça pelos feedbacks que receber. Só tome muito cuidado com respostas que podem prejudicar sua imagem com o eleitorado.
E por último, e não menos importante:
📍Cuide da gestão política de suas redes sociais – Gerenciar redes sociais para que a comunicação se torne eficaz e traga resultados, exige tempo e profissionalismo. Por isso, o mais recomendável é que essa responsabilidade fique sob o comando de um profissional de comunicação.
Sua estratégia política precisa estar alinhada com todas as suas outras ações para que tenha sucesso em sua campanha eleitoral.
De olho nas tendências:

24 horas de conteúdo
Todos estamos acostumados com aqueles conteúdos que ficam disponíveis por 24 horas, seja através dos stories do Instagram, Facebook, Twitter, bem como status do Whatsapp. É um formato que a cada dia ganha mais força até do que os feeds. Invista sem medo nessas ferramentas, utilize as enquetes, use gifs, memes, entre outros. Mas, atenção à sua comunicação para estar sempre alinhada à imagem que você pretende passar.
Vídeos curtos e lives
Este recurso, sem dúvidas, é que está à frente de todas as tendências de marketing digital. Cerca de 75% do tráfego de acesso à internet em 2020 têm sido em vídeos pelo celular. Já as lives também tém gerado cada vez mais adeptos e vêm com força total nas eleições deste ano. Por ela não ter edição, acaba aproximando mais o público-alvo que pode, inclusive, interagir com o candidato em tempo real. Por isso, invista em DROPS de VÍDEO e LIVES!
Cada rede social com seu público
A tendência é que pessoas mais maduras e idosos se tornem cada vez mais adeptos às redes sociais. O Facebook é o melhor lugar para atrair a atenção dos mais velhos, já que a maioria dos jovens optaram por utilizar mais o Instagram. Então, fique de olho em cada rede social e atinge seu público da forma mais certa.
Nada de influenciadores digitais
Ter uma pessoa com alto engajamento e poder de alcance falando bem de você na rede social, seria ótimo! Mas, não é permitido o uso de publicidade paga em campanhas eleitorais por meio de Influenciadores Digitais. Então, fique atento nisso e que eles sirvam apenas de inspiração para você. Nada mais.
Compartilhamento de conteúdos dos usuários
Relacionamento é tudo! E ainda é uma premissa do marketing nas redes sociais. Uma maneira eficiente de fazer o usuário ser um protagonista na sua campanha virtual é compartilhando o post dele. Se seu seguidor e possível eleitor criar um conteúdo que você acredita e concorda, compartilhe rapidamente e ganhe mais credibilidade, engajamento e feedbacks positivos sobre sua atuação.
Use e abuse do IGTV
O canal do IGTV é ideal para conteúdos mais longos, gravados na vertical. Diferentemente dos stories, os vídeos do IGTV ficam salvos e podem ser consultados a qualquer tempo, permitem o uso de links nas legendas, e podem ser compartilhados no Instagram. A plataforma vem ganhando força a cada dia. Invista com frequência.
Para mais informações sobre o trabalho de GESTÃO DE REDES SOCIAIS para políticos, nos envie um e-mail ou deixe uma mensagem.
#gestãodemídiassociais #campanhaeleitoral