A FALTA DE COMUNICAÇÃO SEGUNDO O BBB 21

O que a dificuldade de se comunicar pode gerar a partir de análises comportamentais dos participantes do Big Brother Brasil?


Sabemos que a Comunicação é uma das principais, se não a principal habilidade que o ser humano deveria se importar. Isso porque a ausência de comunicação adequada pode gerar inúmeros ruídos e até impressões mal interpretadas. Como, por exemplo, dúvida, insegurança, medo, agressividade e até antipatia.


A comunicação é parte fundamental da vida do ser humano. Sem uma comunicação assertiva, seremos incapazes de ter sucesso em qualquer área. Ou o contrário, uma derrapada pode colocar a perder todo o sucesso obtido, tudo pela falta de comunicação.


Mas, ao contrário do que a própria participante Lumena disse, em tom de repreensão, à Juliette, de que seria impossível tentar se comunicar com todos porque cada um ali tinha suas próprias vivências, ela quis deixar evidente que caso não se entendesse com alguém era por questões ideológicas de pensamento.


Erradamente, este modo de pensar está entranhado na cabeça de muita gente. A importância de saber se comunicar é justamente para conseguir falar com todos, independentemente de questões políticas, ideológicas ou sociais. Não é sobre falar a língua do outro, mas de encontrar um ponto de equilíbrio para que o outro tente compreender o que estamos querendo comunicar.


Uma prova de que o ser humano sabe se comunicar com o oposto ou com o diferente quando quer é que nós, facilmente, entendemos nosso cachorro ou nosso gato quando estão com fome. Entendemos uma pessoa surda-muda quando estudamos sua linguagem de sinais. Também nos esforçamos para entender um gringo quando estamos em outro país. Então, por que não se esforçar para se comunicar com alguém só porque ele pensa ou fala diferente de nós?


Por isso, eu separei algumas consequências que a falta de comunicação do emissor pode causar em si próprio e, ao mesmo tempo, gerar no receptor. Ou seja, em quem está recebendo aquela mensagem.


A partir de uma rápida análise feita com alguns participantes da casa do BBB 21, encontrei algumas possíveis falhas na comunicação que podem causar/gerar:


Participantes do BBB 21. (Imagem: Reprodução/G1)

DÚVIDA PARA AGIR diante das responsabilidades. (Arcrebiano)

CONFUSÃO de ideias e raciocínio. (Juliette)

CENSURA E PERCEPÇÕES DISTORCIDAS da realidade. (Lumena)

HISTERIA E ANSIEDADE na fala. (Gilberto)

AGRESSIVIDADE para ser ouvido. (Karol Conká)

ARROGÂNCIA no tom de voz. (Nego Di)

INSEGURANÇA para confrontar. (Lucas Penteado)

Excesso de AUTOCONFIANÇA o bastante para não mudar de opinião (Projota)

FOCO no lugar errado (Fiuk)

FALTA DE CLAREZA do que se quer (Pocah)

COAÇÃO por expressar suas ideias criativas (Caio)

INTROSPECÇÃO para se impor quando necessário (João Luiz)


E você encontrou mais algum exemplo do que a falta de comunicação pode causar?


Por isso, não deixe que seus relacionamentos na vida pessoal ou profissional se tornem um verdadeiro Reality Show de falta de comunicação!



#FaltaDeComunicação #BBB21