LIVE: A Psicologia por trás da depressão


Muita gente acaba confundindo e até usando os termos errados quando o assunto é depressão. É muito comum a gente ouvir, por exemplo, que tal pessoa perdeu a alegria de viver e está depressiva. Ou que "fulano" está muito triste e deve estar com depressão.


É preciso ficar claro que depressão não é o contrário de felicidade. A depressão, diferente do que muito se ouve por aí, é uma doença psiquiátrica, ou seja, uma enfermidade, que atinge milhões e milhões de pessoas no mundo todo.


A depressão é uma doença que envolve o corpo, o humor e os pensamentos. Ela interfere no cotidiano, nas relações sociais, nas relações familiares e também nas relações profissionais.


Segundo pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), os problemas de saúde mental aumentaram em uma escala preocupante durante a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social. O estudo ouviu pessoas de 23 estados entre março e abril deste ano. O levantamento aponta que os casos de depressão quase dobraram, e os de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%.


Ninguém está livre de sentir tristeza e ficar aborrecido e desanimado. Estes sentimentos fazem parte da vida de qualquer pessoa. Porém, quando o vazio, o desânimo, o desespero, a falta de concentração, o abatimento, a melancolia e a apatia tomam conta da pessoa impedindo que ela siga sua rotina pessoal e de trabalho, é hora de buscar ajuda e orientação especializada.


O psicólogo é o profissional ideal para tentar entender junto ao paciente o que está ocorrendo. Ele pode avaliar, através da psicoterapia, se é o caso de depressão ou apenas um episódio de tristeza e desânimo.


É por isso que chamei a psicóloga Camila Freitas (@psicologiadoavesso) para um bate-papo superprodutivo sobre o assunto, onde ela pôde esclarecer várias questões a respeito da depressão, suas causas e consequências.


Alguns pontos-chave da Live:


• As diferenças entre DEPRESSÃO e tristeza;

• Fatores que podem causar a DEPRESSÃO;

• Os diversos tipos de tratamento;

• Os preconceitos a respeito da doença na sociedade e na religião;

• Os sintomas mais comuns de pessoas que estão depressivas;


Centro de Valorização da Vida


Para quem estiver precisando de suporte emocional, mas precisa de atendimento GRATUITO, existe o Centro de Valorização da Vida (CVV) que pode te auxiliar no tratamento psicológico, gratuitamente. É só ligar para o número 188, 24 horas por dia, sem custo de ligação.


Saiba mais no site cvv.org.br, lá tem o chat e também o e-mail para entrar em contato. 💜


Assista à LIVE "A Psicologia por trás da depressão":



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo