Como vender moda nas redes sociais?



Você tem uma loja de moda online e ainda tem dificuldades para saber qual tipo de conteúdo deveria divulgar? Ou está começando um negócio na internet, mas falta criatividade e ideia para atrair seguidores e clientes?


Calma! Se liga nas dicas que preparei e comece a pôr em prática hoje mesmo!


O conteúdo é sempre uma preocupação para quem vende moda na internet, afinal, se ele não for atrativo não vai despertar o interesse do potencial cliente. E o que não falta são concorrentes no mundo digital. Por isso, precisamos pensar em formas de se destacar. E o conteúdo é sempre a melhor maneira para isso. Inovação aumenta os resultados!


Mas, antes de tudo, planeje!


Além de tentar alcançar novos clientes, mantenha contato com quem já conhece você e compra com você fora da internet.


Preste atenção em alguns detalhes importantes do seu negócio. Não produza conteúdos aleatórios demais, por mais legais que eles sejam, porque pode acabar atraindo seguidores errados e não trará impacto nenhum para suas vendas. Ou seja, tempo perdido!


Se liga nestes 5 pontos estratégicos:


1 – CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO:


Parece óbvio, mas seu negócio de moda precisa ser pensado com base nos tipos de clientes que você deseja atingir.


A partir do momento que você souber quem são seus potenciais clientes, seus próximos passos ficarão mais claros.


2 – O QUE O PÚBLICO DESEJA:


Quando descobrir quem são seus possíveis clientes, precisa entender quais são as dúvidas e necessidades dessas pessoas e, mostrar porque seus produtos são perfeitos para eles.


Por exemplo: não saber como usar uma calça flare com sapatilha pode ser uma “dor” do seu público. Mostre a ele como usar. Investir tempo produzindo algo que eles não desejam é perda de tempo!


3 – DEFINA OBJETIVOS:


Nenhum conteúdo deve ser postado só por postar. Coloque isso na sua cabeça! Cada conteúdo precisa ter um objetivo certo.


Por exemplo, se você criar posts inspiracionais com produtos que você não vende, do que adianta gerar nelas o desejo de consumir algo que não pode oferecer? Perda de tempo!


Alguns objetivos para definir: Vendas – Interação – engajamento – conhecer o cliente – feedback etc...


4 – TENHA SUA FORMA DE COMUNICAÇÃO


Você deve arranjar uma forma de se comunicar com seu cliente. Algo que eles se identifiquem e se sintam à vontade para conversar com você. É muito importante que eles entendam o que você diz e vice-versa.


Lembre-se: a COMUNICAÇÃO é a peça-chave de um negócio de sucesso. Ela faz toda diferença nas campanhas, em conteúdos, nas vendas, enfim, em tudo!


5 – CRIE UMA IDENTIDADE


Seus clientes saberiam identificar seus posts, conteúdos e produtos facilmente? Qual é a cultura da sua empresa de moda?


A identidade de uma loja de moda é fundamental, principalmente, nas redes sociais, onde seu cliente é bombardeado diariamente com uma enorme quantidade de postagens de diferentes negócios relacionados ao seu.


Ter uma identidade bem definida te ajudará a criar posts mais direcionados e te diferenciará da concorrência. A identidade também te ajuda a se posicionar melhor no seu mercado e a educar seu time de venda, caso o tenha.


AGORA, VAMOS ÀS IDEIAS DE CONTEÚDO PARA SUAS REDES SOCIAIS DE MODA:


Depois de analisar cada uma das dicas acima, é hora de começar a planejar isso com base nos tipos de conteúdos para as suas redes sociais.


IMAGENS DE QUALIDADE


Elas são o ponto-chave para quem vende moda online.


E se você usa, principalmente, o Instagram nem se fala! Invista muito na qualidade e atratividade das imagens que você divulga.


Afinal, suas redes sociais são a vitrine de sua loja. Tudo o que você publicar, precisa estar alinhado com a sua cultura e identidade.


Muita gente não se preocupa com seu feed, dizendo que não veem resultados. Mas, é claro. Se o cliente não se sentir atraído por aquilo, ele não vai comprar! Se não se dedicar a isso, melhor nem postar, acredite!


INVISTA EM VÍDEOS:


Vídeos estão bastante em alta nas redes sociais. Se você vende moda, pode explorar conteúdos em vídeos também. Inúmeras pesquisas demonstram que publicações em vídeos têm tido muito mais interação, visualização, alcance e compartilhamentos. Isso faz toda diferença para quem vende pelas redes sociais.


Use o FEED para conteúdos de até 1 minuto e IGTV para vídeos mais longos em diferentes finalidades: apresente seu negócio, a cultura da sua empresa, se apresente para os clientes, mostre quem está por trás do atendimento, utilize depoimentos dos clientes que já compraram com você, faça entretenimento com o produto que você vende, ideias de looks, e muito mais.


Ouse e descubra o que funciona melhor. Se baseie sempre em público, nicho e negócio.


GIFS E MEMES ESTÃO EM ALTA:


Esses são uma febre na internet! Você já deve ter percebido o impacto que eles podem ter. Mas, você precisa utilizá-los de maneira inteligente e estratégica, pois assim pode ser muito bom para o seu negócio de moda.


Mas, se forem mal pensados ou elaborados, o resultado pode ser negativo. Os gifs, assim como os vídeos, ajudam a aumentar o alcance e engajamento de sua marca. Abuse da sua criatividade, mas use-os com moderação.


E-BOOKS PARA ATRAIR E NUTRIR:


Estes são ótimas ferramentas de conteúdos tanto para atrair novos clientes como para nutrir quem já compra de você. Você pode compartilhar conhecimentos, dicas, tendências, além de divulgar seus produtos e sua loja.


Embora produzir um e-book não seja tão rápido de criar, a facilidade com que ele pode ser acessado por qualquer pessoa, de qualquer dispositivo, pode te ajudar a alcançar mais potenciais clientes. Então, escolha sua linha produtiva e arrase. Com certeza, isso pode beneficiar e muito o seu negócio de moda.


Sem contar que os clientes, principalmente, mulheres são muito visuais e estão sempre buscando combinações, dicas, tutoriais, informações para se vestirem melhor de acordo com seu corpo, tendências para a estação etc.


Um e-book é o lugar onde pode reunir tudo isso. E você ainda pode impulsionar seu negócio com ele. Mas, atenção para a qualidade do material. Ele precisa ter a identidade da marca, e estar de acordo com o público ideal.


TENHA UMA PALETA DE CORES:



Já que identidade visual é superimportante para o seu negócio de moda, ter uma paleta de cores também contribui muito para criação de conteúdos, principalmente, se trabalha no Instagram.


As postagens ficarão mais harmônicas e definidas.



NÃO ESQUEÇA DOS STORIES:


Se você usa as redes sociais para vender moda, mas ainda não usa os Stories direito, você está fazendo isso errado! Os Stories estão com tudo, principalmente, após as mudanças nos algoritmos do Instagram.


Muita gente já está investindo em várias formas de vídeos curtos e fotos para postar no Storie e depois salvar nos destaques. O resultado é crescimento e alcance de sua loja.


Se você ainda não investe tempo nisso, comece agora!

DÊ DICAS:


Se você vende moda online, por que não dar dicas de como seus clientes podem se vestir, usar os acessórios, makes ou os sapatos que você vende? Isso ajuda muito nas vendas, acredite!


E o motivo é simples: as pessoas são muito visuais e compram quando se identificam e conseguem visualizar como elas podem ficar bonitas e elegantes com seu produto.

PARCERIAS COM INFLUENCERS:


Se você está começando agora ou deseja atrair mais seguidores, aposte em social influencers. São pessoas que têm influência sobre o comportamento de compra de outras pessoas e que podem te ajudar a vender e gerar público para o seu negócio.


Não precisa pagar por influenciadores famosos, mas pode começar fazendo parcerias com amigos ou conhecidos que já gostam de moda e têm um número razoável de seguidores engajados.


Quer mais dicas de conteúdo sobre moda nas redes sociais ou ficou alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo.


Conheça também nosso trabalho de Gestão de Mídias Sociais para o seu negócio. =D

#RedesSociais #conteúdoDeModa #Vendamoda

 

Formulário de Inscrição

  • YouTube
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Instagram

©2020 por Pauta na Mesa. Orgulhosamente criado com Wix.com